Sobre o blog da Petrobras

O jornalista Kennedy Alencar andou dizendo umas bobagens sobre o blog da Petrobras. Bobagens que eu esto vendo na boca de muito jornalista da grande imprensa por aí! Por isso vou publicar aqui uma carta aberta, para os colegas que estão tristes e acabrunhados diante dessa medida absolutamente normal da Petrobras de lançar um blog próprio, com as perguntas e respostas enviadas por jornalistas. Afinal, qualquer pessoa ou empresa pode ter um blog, certo? Afinal, vejam aí a resposta que eu enviei pro camarada…

*****
Kennedy Alencar,

Adorei a iniciativa da Petrobras, que lançou um blog para divulgar ao público as questões de interesse público que todo jornalista deveria abordar.

Acho que o blog beneficia os bons jornalistas, aqueles que não têm nada a temer, que não distorcem as informações, e que procuram, em mais de uma fonte, elementos para desenvolver uma boa matéria. Boas matérias são raras na imprensa de hoje. As reportagens estão massificadas, com pouca apuração, muita fofoca, e que atendem a interesses impublicáveis.

O tipo de jornalismo espúrio que pega resposta de um órgão, distorce e mancheta, vai acabar. Aquela competição infantil que ocorre entre veículos no estilo “quem pega a declaração de fulano primeiro” vai acabar. A internet vai interferir no modo se de se fazer jornalismo, cedo ou tarde. Afinal, desde quando a fonte deve se curvar aos interesses mercadológicos da imprensa? Ou será que a queda de um avião vai ter que esperar o horário de fechamento? A notícia vai ter que esperar a boa vontade das empresas de comunicação (jornais) pra acontecer?

Lamento profundamente seu anacronismo, pra não dizer preguiça. Preguiça de fazer bom jornalismo diante de assessorias que simplesmente cumprem com o papel de divulgar informações de interesse público.

Abraços,

Amanda Vieira
De Brasília

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre o blog da Petrobras

Os comentários estão desativados.