Você trocaria o seu absorvente descartável por um ecológico?

Atenção mulher! A princípio, a idéia parece antiquada: trocar os práticos absorventes descartáveis de menstruação pelos trabalhosos paninhos do tempo da vovó, que precisam ser lavados a cada uso. Mas basta refletir sobre os aspectos ecológicos, econômicos e de saúde envolvidos nessa mudança de atitude para se concluir que é a idéia, na verdade, é um grande avanço!

Americanos e europeus já entraram nessa onda ecológica. Aqui no Brasil a idéia ainda está engatinhando mas tem tudo para crescer. Confiram três bons motivos para você experimentar e adotar os paninhos de algodão.

Motivo 1 – Saúde
Estudos apontam que os absorventes descartáveis contém substâncias químicas nocivas a saúde da mulher. A Síndrome do Choque Tóxico vem sendo associada a produtos absorventes industriais. Há casos de mulheres que alegam infecções nas paredes da vagina devido ao uso de tampões. A ginecologista Renata Carlos Ferreira, apóia o uso de absorventes feitos de algodão. “Acho que é uma excelente opção. Chegam muitas pacientes no pronto socorro com alergia ou irritação devido ao uso do absorvente descartável”, lembra. O ginecologista Antônio Carlos da Cunha, professor do departamento de medicina da UnB, afirma que os absorventes totalmente feitos de algodão são ideais para preservar a saúde da vagina. “Para manter a acidez da vagina é preciso cuidar do equilíbrio da flora bacteriana. Os absorventes convencionais têm muitos produtos químicos, como perfumes e cola, que prejudicam as bactérias que mantêm a boa saúde do órgão e alteram a acidez da mucosa interna”.**

Motivo 2 – Economia
Para comprar os 190 absorventes convencionais por ano, cada mulher gasta uma média de R$ 100. Se comprasse sete unidades dos absorventes ecológicos disponíveis no mercado, investiria em média R$ 90 para ter o produto que dura aproximadamente cinco anos, valor cinco vezes menor.

Motivo 3 – Ecologia
Durante o ciclo reprodutivo da mulher são utilizados em média de 10 a 15 mil absorventes descartáveis que levam cerca de 100 anos para se decomporem na natureza. Já imaginou quantas mulheres existem no mundo? E se todas resolvessem usar absorventes descartáveis? Um uso sustentável de recursos significa reduzir a porção de cada recurso que nós usamos, reutilizar o que pudermos e reciclar como última alternativa. Um produto para menstruação que pode ser reutilizado por 4 a 8 anos significa milhares de produtos descartáveis a menos nas lixeiras, campos e mares, menos químicas nas águas e no solo, e custos reduzidos – direta e indiretamente – ao consumidor.

Onde encontrar?
Felizmente já existem alguns fornecedores de absorventes ecológicos no Brasil. Veja a seguir três opções e escolha a que for mais prática pra você.

Ipema Brasil
http://www.ipemabrasil.org.br/absorventes.htm

Abiosorvente
http://www.coisasdemulher.com.br/
Encomendas pelo e-mail: abio@coisasdemulher.com.br

Em Brasília:
Encomendas podem ser feitas pelo telefone (61) 9975-0658 (Mônica) ou 9944-1061 (Nara).

**Declarações médicas copiadas das matérias do jornal Correio Braziliense (29/03/2009) e do site do Iesb: http://www.iesb.br

Anúncios

3 comentários sobre “Você trocaria o seu absorvente descartável por um ecológico?

Os comentários estão desativados.